domingo, 13 de maio de 2007

SUA MARCA NO MUNDO

A impressão que temos, quando observamos os homens, é que a humanidade está acossada, amedrontada, sem saber lidar com as notícias e os acontecimentos cada vez mais alarmantes que chegam a nós. Notamos uma inquietação universal nos quatro cantos da terra, que afeta até mesmo as bolsas de valores de todo o mundo, independente de a turbulência estar acontecendo no Iraque, Inglaterra, Estados Unidos, vários países da África e até mesmo no Brasil.

A paz na sociedade tem sido cada vez mais enganosa. Os homens aprendem a aplicar a “terapia do avestruz” que, na iminência do perigo, esconde a cabeça para não vê-lo, sendo surpreendido pela evolução do quadro, em forma de fobia, ansiedade, depressão, pânico e outros transtornos.

O cristão entra aqui, não como uma tábua de salvação ou como o herói que usa a Bíblia como espada, soltando seu grito de guerra: “em nome de Jesus, eu tenho a força!”. Ele é um membro dessa sociedade e, ali, sua vida tem que fazer diferença. Sua atuação na comunidade, seu estilo de vida precisa ser observado por aqueles que o cercam, como referência, uma pessoa que marca pelo que é, que dá sua contribuição à sociedade, não só como profissional em sua área de trabalho, na qualidade de médico, dentista, advogado, pastor ou missionário, mas como sujeito, componente dessa comunidade e um de seus líderes naturais (o cristão tem que ser o melhor).

Como cristãos ou como pessoa humana, no seio da comunidade, precisamos tocar as pessoas, mas só há uma possibilidade de isso acontecer: entender que não tocamos ou marcamos, somente quando conseguimos impor a elas nossa verdade. Essa marca se torna indelével, à medida em que nossos semelhantes são educados a descobrir suas próprias verdades, ver por si mesmos e assumir suas próprias escolhas de modo digno e responsável. Assim estabelecer-se-á a diferença: um marco divisório na vida do ser humano que recebeu a nossa marca: antes e depois de nós.

Um comentário:

Kadija Teles disse...

Pastor, o senhor é muito importante pra mim...se cuida...t orando pelo senhor..